Criar um grupo de contatos utilizando marcadores

Um grupo de contatos é uma forma descomplicada de enviar a mesma mensagem para vários contatos através do novo email UFLA. Aprenda a utilizar os marcadores para organizar seus contatos em grupos.

Crie um novo marcador

Acesse o gerenciador de contatos do GSuite.

No menu vertical do lado esquerdo, em Marcadores, clique em + Criar marcador.

Digite um nome que identifique o marcador (Ex: Contatos DMV) e clique em OK.

Adicione contatos ao marcador

Caso o contato pesquisado neste passo não possa ser localizado, é preciso que ele seja cadastrado ou importado para seus contatos, antes de ser adicionado aos marcadores. É importante salientar que o GSuite conta com um diretório global com todos os endereços de email da Rede UFLA, sendo assim, não é necessário adicionar nenhum contato que já faça parte deste diretório.

Utilize a barra de pesquisa de contatos para encontrar os contatos que farão parte deste grupo. Digite o nome ou o email do contato na barra de buscas e clique no contato encontrado:

Uma janela se abrirá com as informações sobre o contato, clique no botão “Mais ações” localizado no canto superior direito da tela e selecione o marcador (Ex: Contatos DMV) para adicionar o usuário ao marcador correspondente.

Repita esta operação com todos os contatos que precisam ser adicionados ao marcador correspondente.

Utilizando os marcadores para enviar emails

Após criar o marcador e selecionar os contatos, abra sua conta de email do GSuite.

Crie uma nova mensagem de email clicando em + Escrever e no campo Para, digite o nome do marcador criado: (Ex: Contatos DMV)

Todos os contatos adicionados ao marcador Contatos DMV serão automaticamente carregados no campo de envio de mensagens.

IMPORTANTE: Os marcadores devem ser utilizados para organizar contatos e possibilitar o envio prático de mensagens para uma quantidade limitada de destinatários. Para evitar a prática de SPAM, o GSuite limita a quantidade de mensagens que cada usuário pode enviar por dia. Caso seja necessário fazer o envio periódico de mensagens para uma grande quantidade de endereços, o usuário deve utilizar as listas de envio institucionais, administradas pela DCOM.