Editando documentos PDF com o GSuite

É possível editar documentos em PDF utilizando o Google Docs, o editor de textos online do GSuite. Apesar da dificuldade em editar elementos gráficos e tabelas, o Google Docs permite a edição de quase todo o conteúdo presente em um arquivo PDF.

Acesse o Google Drive UFLA e logue com suas credenciais institucionais;

Clique no botão + Novo;

Selecione a opção Upload de arquivos;

Selecione no computador o arquivo PDF que você deseja editar e clique em Abrir;

Após fazer o upload, localize o arquivo PDF enviado para dentro do Google Drive. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e em seguida, escolha a opção Abrir com > Documentos Google;

Pronto, o arquivo em PDF já pode ser editado no próprio Google Docs. Se preferir editar o arquivo em outro editor de textos ou mesmo salvá-lo novamente em PDF após a edição, clique em Arquivo no menu suspenso, selecione Fazer download como e escolha o formato em que o arquivo deverá ser salvo.