Habilitando a autenticação de 2 fatores na conta GSuite

A autenticação de dois fatores, também chamada de verificação em duas etapas, coloca uma camada de proteção a mais na sua conta, fazendo com que um hacker ou qualquer outra pessoa, não consiga acessar a sua conta apenas com a senha.

Um estudo realizado pela empresa Google, aponta que a autenticação em dois fatores pode bloquear até 100% das tentativas de acesso não autorizadas a contas pessoais.

Sua conta fica mais segura quando são necessários uma senha e um código de verificação para fazer login. Depois de configurar esse recurso, você fará login na sua conta em duas etapas usando:

  • Algo que você conhece (sua senha);
  • Algo que você possui, como seu smartphone ou uma chave de segurança.

É possível configurar o recurso para que a autenticação de dois fatores seja exigida apenas no primeiro acesso a computadores de uso público, isso permite que a verificação seja dispensada na sua estação de trabalho de acesso diário ou no seu notebook de acesso pessoal.

Como funciona

Ao aderir a autenticação de dois fatores, sua senha de acesso será exigida normalmente no momento do login em todos os serviços Google e um novo código de acesso gerado pela Google será solicitado a cada novo acesso.

Como o código é gerado

Via solicitação no smartphone: Para confirmar se é você mesmo que está fazendo login, será enviada uma solicitação para seu o smartphone conectado a internet. Basta tocar nela para comprovar sua identidade ou para informar que não é você e, assim, ajudar a proteger sua conta.

Via ligação ou SMS: Para confirmar se é você mesmo que está fazendo login, será enviado um código de seis dígitos para seu smartphone. Você pode optar por receber esse código por mensagem de texto (SMS) ou chamada de voz. Em seguida, basta digitar o código na tela em que você está fazendo login para ajudar a confirmar sua identidade.

Via app Google Authenticator: O aplicativo Google Authenticator para Android, iPhone ou BlackBerry deverá ser instalado no smartphone do usuário e será usado para gerar os códigos de verificação. Ele funciona até mesmo quando seu dispositivo não tem conexão a internet. Para confirmar se é você mesmo que está fazendo login, você deverá acessar o aplicativo e copiar um código numérico que é gerado aleatoriamente a cada 1 minuto e informá-lo na tela de login.

Como habilitar a autenticação de dois fatores

Acesse a ajuda online do Google referente a autenticação de dois fatores, leia com atenção as informações disponibilizadas, clique na opção Começar, faça o login na sua conta institucional e siga o passo a passo.